Aquando da preparação para o LCQ, um amigo meu que não joga magic competitivo apareceu com uma lista de jund bastante desactualizada (ainda tinha oran-riefs de main e Great Sable Stags de SB), mas com vontade de ir ao LCQ com uma boa lista e fazer um bom resultado, quem sabe mesmo, qualificar-se para o nacional.
Assim, conversámos um pouco e eu pu-lo a par do ambiente e das novas techs que têm vindo a aparecer, conjugando as ideias de um player a nível competitivo e de um casual/rogue player.
Ao dizer-lhe que Jund tinha sido, sem qualquer sombra de dúvida, o deck mais jogado em todos os regionais até agora, seguido por UW/UWr, depressa percebemos que era fácil obter uma vantagem em vez de uma desvantagem ao colocarmos Goblin Ruinblasters de maindeck, algo que seria benéfico não só pela surpresa e pelo blowout que poderia vir a ser, mas também porque abria imediatamente 4 espaços no sideboard.
Ao discutirmos mais umas ideias, acabámos com esta lista:
4 Verdant Catacombs
2 Evolving Wilds
4 Savage Lands
4 Raging Ravine
2 Dragonskull Summit
1 Lavaclaw Reaches
3 Forest
3 Swamp
3 Mountain
4 Putrid Leech
4 Sprouting Thrinax
4 Goblin Ruinblaster
4 Bloodbraid Elf
2 Siege-Gang Commander
4 Lighting Bolt
4 Blightning
4 Maelstrom Pulse
2 Terminate
2 Bittuminous Blast
SB
1 Bittuminous Blast
2 Sarkhan The Mad
1 Grim Discovery
3 Doom Blade
2 Jund Charm
2 Malakir Bloodwitch
3 Duress
1 Consuming Vapors
A base de mana tem um total de 6 fetch com 3 objectivos: torná-la menos vulnerável a Spreading Seas, obter uma menor probabilidade de ficar flooded e ter uma maior sinergia com o grim discovery no side, grim discovery esse que entra no mirror e contra control, sendo que no mirror devolver um land e um ruinblaster é quase tão incrível como devolver um land e um bloodbraid contra control...
O siege-gang é o "finisher", o topo da curva, pois muitas vezes o Broodmate custa só 1 bocadinho a mais e o Siege-Gang tem sinergia com os Ruinblasters de maindeck.
No Sideboard, chegámos à conclusão de que o Sarkhan é incrível, mas só mesmo incrível no mirror e contra polymorph, pelo que mais vale estar de side, uma vez que Polymorph não é muito popular e com ruinblasters de main, o oponente de jund baixar um Sarkhan no primeiro jogo é altamente improvável mas, uma vez que na maior parte dos casos o oponente vai colocar os seus próprios Ruinblasters para o segundo jogo, é necessário pôr os sarkhans para dentro pois o primeiro a atingir 5 de mana e baixar um sarkhan provavelmente ganha o jogo.
O resto do Sb penso que é bastante standard, embora estivéssemos na duvida entre jund charm, forked bolt e pyroclasm até à ultima, optando pelo jund charm pela sua versatilidade e pela possibilidade de ser um blowout, devido a ser instant, e também por ser melhor contra Turboland, que parecia estar a ganhar cada vez mais popularidade. Forked bolt e Pyroclasm, no entanto, são melhores contra decks como Mythic e Next Level Bant, devido aos mana bugs e a serem mais baratos de jogar que jund charm. Cunning sparkmage também me parece ser uma opção bastante viável, principalmente contra red que tem também ganho grande popularidade agora, mas não nos lembrámos na altura.
Infelizmente, o meu amigo (Rui Claro), acabou por não conseguir qualificar-se com 5-2, perdendo para dois maus matchups, Eldrazi Green e Red Deck Wins, ganhando a UWr, duas vezes a Jund, Polymorph e Next Level Bant. Curiosamente, ganhou todos os jogos por 2-0 e perdeu todos os outros 1-2.
Acredito que, configurando o pouco o sideboard para não ser tão soft a Red deck como agora, esta é uma das melhores listas de Jund para levar a um torneio actualmente e estou a ponderar seriamente levá-la ao nacional.
Planos de Sb
Jund: -4 Maelstrom Pulse, +2 Sarkhan The Mad, +1 Bittuminous Blast, +1 Grim Discovery
UW/UWr: -4 Lightning Bolt, -4 Sprouting Thrinax, -2 terminate +3 Duress, +1 Grim Discovery, +2 Malakir Bloodwitch, +3 Doom Blade, +1 Consuming Vapors
Next Level Bant: -4 Blightning, -4 G. Ruinblaster, +3 Doom Blade, +1 Bittuminous Blast, 2 Malakir Bloodwitch, +2 Jund Charm
Mythic: -4 G. Ruinblaster, -4 Sprouting Thrinax, +3 Doom Blade, +2 Jund Charm, +2 Malakir Bloodwitch, +1 Consuming Vapors
Polymorph: -4 G. Ruinblaster, -4 Sprouting Thrinax, +2 Sarkhan the Mad, + 2 Jund Charm, +1 Consuming Vapors, +3 Duress
Turboland: -4 G. Ruinblaster, -2 Bittuminous Blast, +3 Duress, +2 Jund Charm, +1 Doom Blade/Consuming Vapors (Doom Blade se for uma versão só com Avengers, Vapors se tiverem Sphinx of Jwar Isle de SB)
Red Deck Wins: -4 G. Ruinblaster, -2 Maelstrom Pulse, -2 Siege-Gang Commander, +3 Duress, +3 Doom Blade, +2 Jund Charm (no play, poderá também não ser má ideia tirar um Maelstrom Pulse e pôr a terceira Bittuminous Blast, mas é possível que esta seja lenta demais, fica ao vosso critério, uma vez que este é um mau match e é necessário testar e encontrar qual a combinação que oferece mais vantagens)
Obrigado por lerem,
André Mateus
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