quinta-feira, 17 de junho de 2010

Magia negra aka coluna do ghetu - PTQ Amesterdão em Cascais - Top 8

Devido à falta de tempo agora com os exames e a candidatura à faculdade, este artigo terá de ser mais breve que o usual.

Acabado de regressar de Puerto Rico, decidi ir logo ao primeiro PTQ Amesterdam em Cascais no fim de semana seguinte. A razão principal foi saber que nao teria a possibilidade de ir ao do Porto e não tinha a certeza se poderia ir ao de Lisboa, PTQ esse que fornecerá duas slots para Amesterdão.
Infelizmente, o único testing feito de T2 foi a má experiência vivida no PTQ de Sábado em San Juan (um desapontante 3-3), pelo que não estava propriamente bem preparado.
Inicialmente queria ir de Jund pois parece-me deck ideal para se pegar quando não quisermos testar ou não tivermos tempo para tal, mas como o Taborda, por uma qualquer razão, decidiu não ir, tinha já uma gama de escolhas um pouco mais variada entre Jund, Mythic ou Bant (NLB agora). Indeciso até à véspera, lancei 1 moeda ao ar para ajudar na escolha final entre Mythic e Next Level Bant. Nos dois lançamentos efectuados, calhou sempre Mythic, pelo que decidi ir de NLB, uma vez que nunca me fio na sorte, xP (bem, a verdadeira razão é não gostar muito de jogar com Mythic e na altura, o Next Level Bant do Chapin não era muito conhecido, tinha apenas feito top32 no Grand Prix Washington D.C, ganho um LCQ para San Juan e postado alguns resultados decentes no MTGO).
Apos alguns jogos com o deck à última da hora, vi que tinha potencial e resolvi arriscar com a seguinte lista:

4 Celestial Colonnade
4 Misty Rainforest
1 Stirring Wildwood
3 Sunpetal Grove
4 Seaside Citadel
2 Plains
1 Island
5 Forest
2 Birds of Paradise
4 Noble Hierarch
4 Sea Gate Oracle
4 Vengevine
4 Wall of Omens
2 Scute Mob
2 Elspeth, Knight-Errant
3 Ranger of Eos
2 gideon jura
3 Jace, the Mind Sculptor
2 Oblivion Ring
2 Path to Exile
2 Bant Charm

Sideboard:

1 Oblivion Ring
2 Negate
2 Qasali Pridemage
2 Linvala, Keeper of Silence
2 Oust
2 Deprive
2 Celestial Purge
2 wall of denial

Basicamente li o artigo seguinte: http://strategy.channelfireball.com/featured-article-leveling-up-with-bant-a-successful-lcq-story, copiando os planos de sideboard, sendo que a única alteração feita foi a troca de um Jace, The Mind Sculpter por um segundo Qasali Pridemage no Sideboard, uma vez que os Jaces encontravam-se deveras escassos.

Rondas de Swiss:

2-0 Naya Aliados
2-1 Jund
2-1 Polymorph
2-0 Grixis(com specter)
1-2 Polymorph
2-1 Mythic
2-1 Jund

Com 6-1 e após uma ronda muito renhida e intensa contra o famoso Tiago Chan, consegui fazer Top 8, onde iria batalhar contra o UW do Márcio Carvalho.

0-2 uw

Acho que, tratando-se de uma match no Top 8 dum PTQ e sendo contra o Márcio, vale a pena descrever a derrota contra UW.
No game 1 ele deixou-me bastantes turnos screw a verde com múltiplos spreding seas, algo do qual eu não consegui recuperar, sendo que no game 2 fui forçado a fazer mulligan a 6, floodando e ele comprando bem. O match parece-me favorável a NLB, mas não numa percentagem tão grande como as que são referidas em vários artigos.

Agora que o Kibler ganhou o GP com NLB, o deck explodiu e está muito mais popular, perdendo assim o efeito supresa com o qual ganhei alguns jogos (o meu oponente não sabendo como sideboardar contra mim ou não saber o que iria eu sideboardar contra ele), pelo que não sei se será ainda uma boa escolha para o Nacional, apenas o tempo o dirá.

Obrigado e até mais,
Gonçalo Sequeira

P.S Quem quiser ler o meu report sobre o PT SAN JUAN clique em: http://www.magictuga.com/topico.asp?topico=92552

Sem comentários:

Enviar um comentário