Este vai ser uma artigo mais técnico do que o habitual.
Por esta altura, a maior parte dos jogadores a nível competitivo português, qualificados para o nacional ou com esperança ainda no LCQ (boa sorte a todos os que forem btw, em princípio estaremos lá a cobrir o evento) já draftaram, muitos exaustivamente, ROE-ROE-ROE, tendo por isso uma boa ideia dos diversos arquetipos disponíveis. Não sendo esse o caso, podem sempre dar uma olhadela neste vídeo: http://www.blackborder.com/q/node/7463 ou neste artigo: http://www.blackborder.com/q/node/7384, uma vez que ambos mostram e analisam consideravelmente bem os principais arquetipos e estratégias em RRR draft.
Algo que até agora ainda não vi ser abordado e parece-me bastante interessante relaciona-se com as cartas de sideboard em ROE...tanto quanto à importância destas ou ao momento correcto em que devem ser pickadas.
Num primeir nível, é possível destacar cartas de sideboard notáveis como Consume the Meek e Tajuru Preserver, a primeira sendo ideal contra token decks, BR ou GR normalmente, sendo também possivelmente útil contra white-based aggro decks, GW auras é um bom exemplo, mas aqui interfere uma das habilidades mais úteis do set, Totem armour...O Preserver, por sua vez, é a arma perfeita para combater o annihalate dos Eldrazis que ocupam a battlefield no late game, tendo utilidade também contra cartas que têm o potencial para ser game-breaking spells, nomeadamente Consuming Vapors...estas cartas vão ser high picks pois são raras, pertencem a duas das cores mais draftadas, Black e Green (tanto sejam juntas como em separado), estão acima da da curva e têm potencial para vir a jogar em constructed.
Num segundo nível podemos reconhecer cartas como Bala Ged Scorpion, Leaf Arrow, Affa Guard Hound, Ogre Sentry e Jwari Scutter...estas cartas estão na ténue fronteira de se tornarem a 22ª ou 23ª carta do deck, mas acabam por serem preteridas por um filler pelo facto da sua utilidade ser apenas verdadeiramente contra uma variedade reduzida de matchups...O escorpião triunfa contra barreiras e Kiln Fiends, Leaf Arrow contra, obviamente, flyers, normalmente os flyers presentes em Levelers, seja UW ou UB, Affa Guard Hound providencia uma surpresa e uma vantagem em termos de Tempo contra decks bastante agressivos. O Ogre Sentry e o Jwari Scutter desempenham também uma função semelhante, aguentando o ground até o jogo ser dominado pelas bombas ou pelos flyers. Estas são cartas relativamente fáceis de pickar...a partir do 8, 9º pick é bom começar a centrar os esforços nelas, uma vez que o hatedraft neste set não compensa, pois cartas teoricamente más como Bloodthrone Vampire ou Raid Bombardment são muitas vezes a base dos arquetipos draftados e a abundância destas é tal que hatedraft não passa mais do que uma oportunidade desperdiçada para pickar uma carta significante para o sideboard.
O terceiro nível consiste de cartas com utilidade apenas contra um número muito reduzido de arquetipos e bastante fáceis de obter, cartas estas como Demestify, Naturalize, ambas destinadas a decks baseados em encantamentos, UW Levelers e GW sendo os principais, Shrivel e Soul's Attendant, contra token-based decks, Spider Umbra e Scorecap Spider, ambas mais munição que verde fornece contra flyers, Perish the Thought e Inquisition of Kozilek, discard eficiente, Persih teh thought contra control decks ou ramp decks com um número bastante reduzido de bombas, enquanto Inquisition é útil contra mais midrange decks, levelers sendo um bom exemplo. Por fim, Harmless Assault e Haze Frog são fog effects que, sinceramente, apenas se tornam úteis contra really aggressive decks, a meu ver, uma estratégia bastante rara e uma maneira errada de draftar RRR.
Finalmente, o último nível de cartas significativas para o sideboard são cartas úteis apenas contra uma determinada carta ou numa determinada situação, como Lay Bare, uma surpresa que permite anular a bomba ou o finisher do oponente e elaborar um plano de acção a partir daí. Outra carta neste nível é Luminous Wake, útil em UW Levelers ou GW Aura de modo a inutilizar uma criatura que não conseguimos bloquear ou para a qual não temos removal disponível, sendo também a melhor resposta que encontrei agora para a situação desagradável em que estamos a perder a corrida para um Lust for War. Not of This World é outra destas cartas incrivelmente más, mas com potencial para proteger a nossa bomba a custo zero. A última carta que se insere neste nível é Suffer the Past, uma lucrativa maneira de combater Vengevine, podendo servir também como um surpreendente finisher em arquetipos como GB ramp...
Espero que tenham gostado deste artigo mais técnico que o habitual, não se esqueçam de comentar e draftar!
O report do top 8 no PTQ Cascais feito pelo Gonçalo Sequeira deve estar disponível até ao final desta semana, pelo que continuem a visitar o blog. Obrigado.
André Mateus
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